Desde a criação do primeiro supermercado em 1930, nos Estados Unidos, e do surgimento do Sirva-se, o primeiro estabelecimento desse tipo no Brasil, em São Paulo, em 1953, o setor de varejo alimentício passou por muitas transformações. Inicialmente, o foco era oferecer uma vasta variedade de produtos sob o mesmo teto, com preços acessíveis como principal atrativo para os consumidores.
No entanto, com a estabilização da economia e o crescimento da concorrência, os supermercados precisam ir além do simples conceito de “preço baixo”. O cliente moderno tornou-se mais exigente, buscando qualidade, conveniência, uma experiência de compra diferenciada e facilidade na busca por seus produtos. Afinal, encontrar rapidamente o que se procura faz com que o cliente economize tempo. Diante desse cenário, a setorização de supermercados surge como uma ferramenta estratégica essencial para o sucesso.
Neste artigo, vamos explorar como a setorização pode influenciar positivamente as vendas por meio da disposição inteligente dos produtos e da segmentação adequada. Se você é gestor ou dono de um supermercado, este conteúdo é para você. Cada detalhe pode ajudá-lo a entender mais sobre a setorização de supermercados.
Setorização de supermercado e a evolução do comportamento do consumidor
Como mencionamos anteriormente, em épocas de alta inflação, o preço era o principal fator que levava os clientes a escolher onde fazer suas compras. Mas, com a estabilização da economia, outros aspectos começaram a ganhar importância. Hoje, os consumidores valorizam atendimento de qualidade, diversidade e organização dos produtos, além de um ambiente agradável e prático. Eles não querem apenas comprar; querem uma experiência que torne o processo de compra fácil e satisfatório.
É exatamente aí que a setorização ganha relevância. Além da organização dos produtos, ela se tornou uma estratégia fundamental para oferecer uma experiência de compra eficiente, capaz de atrair e fidelizar clientes em um mercado altamente competitivo.
A importância da setorização na estratégia do supermercado
A setorização bem planejada em um supermercado é mais do que a organização física do espaço. Ela reflete o entendimento das necessidades e comportamentos dos consumidores e, quando bem executada, pode ser o diferencial que coloca um supermercado à frente da concorrência.
Para ilustrar a real eficácia da setorização, criamos duas imagens que mostram:
- A setorização bem planejada no supermercado A:
- A setorização mal planejada no supermercado B:
Após conferir essas duas imagens, em qual desses estabelecimentos você teria mais facilidade em encontrar o que precisa? Obviamente, no supermercado A, que possui uma melhor distribuição de seus setores.
Como a setorização afeta o comportamento do consumidor
É comum que os clientes entrem em um supermercado com a intenção de comprar apenas o necessário e saiam com o carrinho cheio de produtos não planejados. Isso se deve, em grande parte, à forma como os produtos são dispostos. A organização do supermercado pode estimular a compra por impulso e garantir que o cliente encontre tudo o que precisa com facilidade, sem frustrações.
Estratégias para uma setorização de supermercado eficiente
- Conheça o seu cliente: Para que essa estratégia seja eficaz, realize pesquisas para descobrir o que seus potenciais clientes enxergam como positivo em um supermercado, além de preço e qualidade dos produtos. Elabore perguntas diretas sobre a organização do supermercado. Veja um exemplo para se inspirar:
- Quando você faz compras, o que mais influencia sua percepção de um ambiente organizado?
- Disposição dos produtos nos corredores
- Facilidade em encontrar os itens desejados
- Sinalização e clareza das placas de cada setor
- Proximidade entre setores relacionados (ex.: açougue próximo a congelados)
- Analise os dados de consumo: Use dados de consumo para identificar quais produtos são mais procurados. Produtos de alto giro devem estar em locais de fácil acesso e visualização. Para aplicar essa análise, conte com o apoio de pesquisas de mercado realizadas por grandes referências e softwares que captam dados do seu estabelecimento e trazem insights para o sucesso do seu negócio.
- Organize de forma estratégica os produtos expostos: Agrupe os produtos de forma lógica e conveniente para os clientes. Um ótimo exemplo é o planograma de um estudo realizado pela Nielsen, ilustrado abaixo.
Dados da internet, The Nielsen Company, 2007.
Dados da internet, The Nielsen Company, 2007.
Seguindo estas orientações, a setorização do supermercado pode se tornar ainda mais eficaz, tornando seu estabelecimento ainda mais rentável.
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